Denise Gurgel

Postado por: Denise Gurgel


Foto: Paula Guedes
Sou fisioterapeuta materno infantil (formada em 1999), especialista em Shantala (desde 2002), consultora do sono de bebês e crianças há 6 anos e formada pela IMPI - International Maternity and Parenting Institute Califórnia e em formação pelo Institute Family Wellness - EUA .

Também sou mãe da Helena, esposa do maridão Sidney, filha, tia e “boadrasta” de três enteados!

Todos os dias tenho contato com diversas famílias e os seus pequeninos, seja através 
da Shantala, ensinando mães e pais essa forma de amar, ou ajudando os pais nas mais diversas questões, como entender o que acontece quando o relógio diz que é hora de dormir e o seu filhote não dorme ou simplesmente ajudando os pais a brincar com o seu pequeno numa sessão de estimulação/ interação. 

Não tem trabalho melhor do que esse no mundo e por isso me considero uma pessoa de sorte! Trabalho para mim não é um emprego, é fazer uma coisa que eu gosto e me sentir a pessoa mais realizada no final de um dia! 

Ver os pais descobrindo mais sobre o seu filhote na hora da massagem, escutar os gritinhos felizes e o sorriso do pequeno na hora da Shantala é mágico! Parece que tudo está no seu lugar e vejo uma família crescendo feliz! 

Acredito nos benefícios dessa técnica e o contato especial que ela promove, ajudando os pais a se sentirem mais confiantes nos cuidados com os pequenos. E tem muito mais! Através dessa interação corporal oferece ainda mais benefícios físicos e emocionais as crianças de todas as idades. Sim, porque os grandinhos andantes também gostam e precisam de massagem, de contato.

O meu intuito no curso é transmitir todo o meu conhecimento sobre a técnica e essa experiência de anos com famílias. E algo mais também. Ajudar que a maternidade e paternidade aflorem de maneira prazerosa para que os pais percebam que são capazes sim de cuidar dos seus filhos. Mesmo com esse aprendizado de criar que é diário.  

Costumo dizer que a técnica é uma forma de conectar pais e os seus filhotes e ampliar o vínculo através da relação incondicional que é o amor. Vai dizer que você não ficou com vontade de aprender?


Muitas vezes a shantala entra como um apoio para ajudar no soninho. Em outras vezes precisamos de mais elementos para ajudar no soninho do bebê. Por isso, busquei formação e atuo também como consultora do sono.

Faço um trabalho individual com a família de análise do sono do bebê e tudo o que pode ser melhorado. É importante frisar que não trabalho com o método choro controlado (a minha visão profissional parte do vínculo, da relação de confiança entre pais e bebê). 



Um pouquinho sobre o meu começo



Comecei o trabalho com Shantala através do tratamento clínico que realizava para a criança deficiente e aquelas que apresentavam atraso no desenvolvimento motor. 
Achei na Shantala uma forma magnífica de estimular o conhecimento da criança sobre o próprio corpo (consciência corporal) e aprofundei os estudos para todas as crianças.
Apaixonada pela massagem divulgo os benefícios da técnica, tão sutil e única, mostrando que é possível oferecer aos bebês e crianças, uma experiência corporal que refletirá intensamente no seu desenvolvimento de forma integral.
E por aqui quero dividir um pouco dessa experiência que tenho aprendido nestes 14 anos de prática da técnica e convivência com pais e filhos. Nesse espaço de interação vamos conversar sobre esse mundo maravilhoso dos pequenos! E olha que tem assunto hein?!

Se você quiser me conhecer melhor e ver porque sou apaixonada pelo meu trabalho acesse o meu canal no youtube com os diversos programas que participei como convidada ou assista esse vídeo.





Foto: Vanessa Atalla